DESTAQUES:

Como surgiu o Gerenciamento por Categorias e em que pé estamos no varejo brasileiro


No Brasil, o gerenciamento por categorias (GC) é uma ferramenta relativamente nova no varejo, concentrada nas grandes redes e em algumas outras, mais regionais.
 
O GC ainda é muito pouco (e mal) trabalhado na maioria dos pequenos e médios varejistas, que muitas vezes decidem “queimar etapas” e ir direto ao planograma, desperdiçando trabalho e não gerando resultado.
 
O GC surgiu da necessidade gerada pelo aumento da concorrência no varejo das grandes redes, casando com a necessidade das indústrias de reduzir custos de produção e logística, ao mesmo tempo que planejar os lançamentos e a venda de produtos, com base em estudos de mercado.
O gerenciamento por categorias como é tratado na atualidade, surgiu nos Estados Unidos, em meados dos anos 80 com o Wal Mart e simultaneamente na França, onde o Carrefour iniciava parcerias com indústrias-chave para desenvolver trabalhos de inteligência comercial segmentados por categoria, chamados de “Mini-Conceito” . 
 
No começo dos anos 90, foi criada uma associação com o nome de “ECR - Efficient Consumer Response (Resposta Eficiente ao Consumidor)”,  após a união de interesses e estratégias de empresas como a Procter & Gamble e o Wal Mart.  O ECR contribuiu bastante para a difusão e do GC em todo o mundo, abrangendo nos dias de hoje processos que vão além do GC.

As 100 marcas mais valiosas do mundo

Pricing no varejo. Entrevista de Marcelo Aranha à Revista AlShop.

Pricing no Varejo

Pricing: Teoria, estratégia e dicas

Wal Mart - Empresa Sustentável. O que foi feito?

Marcas Próprias. Conheça um pouco mais!

Solicite agora um estudo customizado para o seu negócio.

Solicite agora um estudo customizado para o seu negócio.
Varejo, Planejamento Estratégico, Gestão e Lucro!!!